Pesquisar este blog

31 de jul. de 2011

ANATOMIA (PORTAL SÃO FRANCISCO)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/corpo-humano/corpo-humano.php

VÍDEOS (PORTAL SÃO FRANCISCO)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/videos-educativos/videos-educativos.php

BIOLOGIA (PORTAL SÃO FRANCISCO)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/biologia/biologia.php

QUÍMICA (PORTAL SÃO FRANCISCO)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/quimica/quimica.php

PORTAL DE QUÍMICA

http://www.soq.com.br/cotidiano/

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

http://blog.quimica2011.org.br/

TABELA PERIÓDICA

http://www.tabelaperiodica.org/

O FARMACÊUTICO


O Farmacêutico...

O profissional Farmacêutico Bioquímico/Alimentos deve ter formação generalista, estar diretamente relacionado com uma formação multidisciplinar abrangente, visando desenvolver a capacidade de integrar múltiplos conhecimentos nas áreas de atuação profissional as quais envolvem conhecimentos de ciências farmacêuticas e de alimentos.
Deve ainda possuir sólidos conhecimentos em ciências básicas, espírito crítico e de pesquisa, criatividade e capacidade de conceber e operar sistemas complexos; deve somar a isso, compreensão dos problemas administrativos, econômicos, sociais e do meio ambiente, que o habilitem a trabalhar em equipes multidisciplinares.
Ser um profissional capaz de exercer plenamente sua cidadania e de respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos que direta e indiretamente possam vir a ser atingidos pelos resultados de suas atividades.
Com isso, o profissional Farmacêutico Bioquímico de Alimentos deve estar capacitado para atuar em: tecnologia de alimentos; análise de alimentos; interpretação dos diagnósticos analíticos; pesquisa analítica e tecnológica; propor políticas e normas para alimentos; articular e integrar projetos que envolvam estudos sobre alimentos; subsidiar e assessorar empresas e órgãos públicos sobre estudos em alimentos; desempenhar cargos e funções técnicas; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas; formular diagnósticos através da pesquisa e elaborar e supervisionar pesquisas em nível de graduação e pós-graduação.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Atenção farmacêutica individual e coletiva na área de alimentos.
Avaliação das interações alimento/medicamento.
Avaliação toxicológica de alimentos.
Avaliação do valor nutricional dos alimentos.
Desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de alimentos
Identificar e avaliar as reações bioquímicas e físico-químicas durante o processamento de alimentos.
Planejamento e gestão de serviços na área de alimentos.
Realização e interpretação de análises de alimentos.
Realizar o controle microbiológico na industria de alimentos, identificando os pontos críticos nas diferentes fases do processamento.

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso de Farmácia e Bioquímica compõe-se de um ciclo básico comum até a sétima fase, ministrados no Centro de Ciências da Saúde, que compreende as disciplinas abaixo elencadas.
Ressalta-se a iminente reforma curricular do curso, com profundas modificações, cujas propostas preliminares já se encontram em nível de avaliação no Colegiado do Curso.
Fonte: www.cca.ufsc.br
FARMÁCIA E BIOQUÍMICA
Quer fazer o curso de Farmácia? Então, vai aí, uma dica: você tem de gostar muito de Química e de Biologia. Como essas duas áreas estão presentes em todo o curso, do Ciclo Básico ao último período, o estudante precisa ter uma forte inclinação para essas duas áreas do conhecimento.

SOBRE O CURSO

O Ciclo Básico do curso de Farmácia dura cinco semestres e é constituído por disciplinas da área de Ciências Exatas e Biológicas, de caráter profissionalizante, além de oferecer estágios supervisionados.
O curso oferece quatro habilitações:
  • Farmacêutico (obrigatória)
  • Indústria
  • Bioquímica de Alimentos
  • Bioquímica em análises clínicas e toxicológicas
ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • O profissional formado em Farmácia na UFMG está preparado para atuar nas áreas de:
  • medicamentos
  • cosméticos
  • alimentos
  • análises clínicas e toxicológicas
O campo de atuação profissional abrange:
  • farmácias hospitalares, de manipulação e de dispensação
  • indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos
  • laboratórios de análises clínicas e toxicológicas
  • instituições de saúde pública
  • instituições de ensino e pesquisa

VIDA DE FARMACÊUTICO

“A maioria das pessoas pensa que o curso é praticamente todo voltado para a Química, mas, na verdade, há um equilíbrio com a Biologia ligada à saúde. O campo de atuação do farmacêutico é bem diversificado. Pode-se trabalhar na área de dispensação — assistência às pessoas que utilizam os remédios —, que está crescendo bastante, pois os profissionais têm lutado para consolidá-la no Brasil. Outro setor muito procurado é o de farmácias de manipulação, em que se participa diretamente da produção dos medicamentos. O mercado abrange, ainda, locais como laboratórios e indústrias de medicamentos e alimentos.

Fonte: www.ufmg.br